20 de ago. de 2010

Inclusão: um processo de mão dupla

A aquisição da linguagem dos surdos também se dá por meio da linguagem de sinais. Para um efetivo processo de inclusão a que a sociedade se propõe, faz-se necessário que ouvintes aprendam-na, especialmente aqueles que lidam com o público em geral, professores, parentes de surdos, servidores públicos, recepcionistas, vendedores de lojas, enfermeiros, enfim, todas as profissões podem ser encaradas como público-alvo para este aprendizado.


Para que o surdo realmente se comunique e se faça ouvir pela sociedade, participante da sociedade, é importante, não só que os recebamos, mas que isto seja feito “falando a sua língua”.

Objetivos:
  • Compreender a importância da língua em libras para inserção do surdo na sociedade, e da nossa inserção na “sociedade dos surdos”.
  • Ampliar os conhecimentos referentes à língua em libras.
  • Utilizar vocabulário específico de libras, ampliando a competência comunicativa daqueles que ensinam, lidam com o público, ou têm interesse em comunicar-se com os surdos.
  • Promover textos e conversação valorizando e desenvolvendo as capacidades de linguagem.
  • Por ser uma linguagem corporal, o ganho secundário deste estudo é a desenvoltura adquirida pelo aluno, tanto no que se refere à sua expressão facial quanto corporal, quebrando limites, e desinibindo-se.
  • Permitir que o aluno tenha amigos surdos.

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